segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Em Espirito e em Verdade

A benção de Deus em tua vida.
Ouça esta mensagem, baseada no Evangelho de João 4,24 .
Deus tem uma benção completa para voce.




Ouvir


Download

Fundamento Histórico :
No ano de 722 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro. Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs.
Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém entrou em conflito com os samaritanos. Não os consideravam mais judeus por terem se misturado com povos não judeus.

 De acordo com alguns indícios históricos, após a queda da Samaria em 722, a população local foi deportada em parte, mas, uma parte permaneceu. Foram introduzidos colonizadores estranhos que se misturaram com a população que permaneceu. Houve uma mistura entre o remanescente de Israelitas e os colonizadores estrangeiros. Por motivos tendenciosos, a versão judaica ignora o primeiro grupo e os Samaritanos o segundo. (Gaster, T.H. artigo “Samaritans” em George A. Buttrick, The Interpreter’s Dictionary of the Bible, New York: Abingdon Press, 1962. Vol 4, pp. 191-2.)

Hoje, só Deus sabe o que há de verdade e equívoco nas duas versões. Mas, com estas visões tão contraditórias das origens dos Samaritanos, dá para imaginar como o conflito entre eles era grande e acirrado naquela época.

Nenhum comentário: